Batem-se as gemas com o açucar durante 20 minutos, juntar os ovos inteiros, um a um, batendo-se por 10 minutos por cada adição, mesmo depois do ultimo.
Peneirar a farinha e incorporá-la directamente na massa ao de leve sem bater.
Forrar a forma com papel chá e deitar a massa lá dentro. Põe-se a cozer no forno, na última prateleira, cerca de 45 minutos. A meio da cozedura, retira-se a forma do forno, bate-se levemente nas paredes da mesma e volta-se a colocar no forno, para o pão-de-ló acabar de cozer. Curiosamente, parece recheado de ovos moles e, no entanto, não está.
Preparação: Ligue o forno nos 180⁰. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Num liquidificador bata as cenouras, as gemas, o açúcar e o óleo até ficar uma massa homogenea. Numa tigela misture a farinha com o fermento e vá juntando cuidadosamente a massa envolvendo bem. Bata as claras em castelo e junte à massa. Deita na forma e leve ao forno a cozer durante 30 minutos. Num tacho leve ao lume a manteiga a derreter, junte o chocolate e o leite e quando começar a borbulhar desligue o lume. Desenforme o bolo e barre com a cobertura de chocolate.
Custo: 2,50 €
Custo por pessoa: 0,32 €
1/2 pacote de bolacha Maria ou Torrada 1 pacote de natas 3+3 colheres de sopa de açucar 2 claras Bater as natas com 3 colheres de açucar; Bater as 2 claras com 3 colheres de açucar; Misturar cuidadosamente as natas com as claras batidas. Moer a bolacha. Colocar no recepiente de servir uma camada de creme, as bolachas raladas e novamente outra camada de creme. Levar ao frigorífico ou, de preferência ao congelador. Depois de bem consistente, deitar por cima o doce de ovos, frio. Levar novamente ao frigorífico. Nota: a vantajem de levar o creme ao congelador é facilitar a colocação do doce de ovos e evitar que as duas partes se misturem.
6 ovos 1 tablete de chocolate de culinária (200 g) 1 colher de sopa de manteiga 5 colheres de sopa de açúcar Derreter o chocolate em banho-maria (ou em lume muito brando com um bocadinho de leite). Ao chocolate derretido juntar a manteiga e mexer. Depois juntar o açúcar e mexer bem até tudo ficar uma mistura homogénea. Juntar em seguida as gemas batidas e passadas por um coador. Finalmente, bater as claras em castelo bem firme e juntar os dois preparados, envolvendo bem, sem bater. Deitar para uma taça e levar ao frio, de preferência de um dia para o outro.
Num tachinho leve ao lume o açúcar e a água, deixe ferver até ficar em ponto de fio fraca. Junte a manteiga mexa bem e deixe o xarope arrefecer. Depois de fria acrescente as gemas batidas e passadas por um passador de rede, o leite de coco, o amido de milho e a baunilha misture tudo muito bem e leve novamente ao lume brando mexendo sempre para engrossar mas sem deixar ferver o creme para não talhar as gemas. Retire do lume ponha numa taça ou em tacinhas e sirva bem fria. Este creme só alcança o ponto ideal depois de frio.
Categoria: Café da manhã/lanches/festas - Bolos simples sem glacê
Ingredientes:
2 xícara(s) (chá) de açúcar União
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de suco de laranja
4 unidade(s) de ovo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
Preparação:
Bata tudo no liqüidificador, e por último acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó misturando-o com uma colher. Leve para assar. Se for de sua preferência passe alguma cobertura.
kg de figos um kg de açúcar
preparação lave os figos leve os ao lume num tacho
junte o açúcar aos poucos até ficar uma calda
quando a calda ficar com a cor doiradinha
retira do lume e guarda em frasco